A Câmara aprovou, nesta quinta-feira (28/9), a criação Semana Municipal em Homenagem a Xangô e a São Cosme e São Damião, a ser comemorada anualmente entre os dias 23 e 30 de setembro. A proposição, que inclui a celebração no calendário oficial de eventos de Canoas, é de autoria do vereador Paulinho de Odé (PT).

Na justificativa do PL 55/2017, o parlamentar destaca que a vida religiosa do Brasil é marcada pelo sincretismo religioso. Segundo ele, um dos períodos do calendário onde mais se aflora a convergência entre entes espirituais e religiosos é a semana que compreende os dias 23 a 30 de setembro. Explica ainda que para a Igreja Católica, essas datas representam, respectivamente, os dias de São Cosme (26/09) e São Damião (27/09), o Dia de São Miguel Arcanjo (29/09) e o Dia de São Jerônimo (30/09). Da mesma forma, ocorre a celebração nos terreiros de matriz africana, na mesma ordem, realizando homenagens aos Ibejis (Orixás crianças que simbolizam a proteção à infância, sincretizados com Cosme e Damião), ao Orixá Xangô Aganjú (sincretizado com São Miguel Arcanjo) e ao Orixá Xangô Agodô (sincretizado com São Jerônimo).

"Criar uma semana municipal em homenagem a estas entidades contempla religiosos de matriz africana, umbanda, afro umbandista, católicos, espiritualistas e esotéricos, fazendo um abrangente reconhecimento da importância do direito à religiosidade. Desta maneira, poderemos contribuir em nossa comunidade, de maneira eficaz, com a implementação do Estado Laico em sua essência: dando espaço para cada um praticar a sua fé, se assim o desejar", ressalta Odé. Durante a votação, o vereador afirmou que o projeto ajuda a quebrar preconceitos e se soma a leis que buscam garantir o direito aos diferentes cultos e fomentar a paz na sociedade.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10