A Comissão de Saúde, Educação e Cultura voltou a se reunir, nesta quinta-feira (27/7), com pais e professores para tratar do impasse envolvendo escolas de educação infantil do município que seguem o modelo de gestão compartilhada. O grupo procurou o Poder Legislativo, na última terça-feira, em busca de um posicionamento do governo diante do término do contrato com a Associação Primeira Infância Melhor (Assocepim).

O tema foi discutido em duas reuniões realizadas ao longo do dia. A primeira ocorreu no final da manhã, quando os pais e professores manifestaram a preocupação com as indefinições às vésperas do reinício das aulas, que será na próxima segunda-feira, dia 31.

Após encontro com o prefeito Luiz Carlos Busato, os parlamentares voltaram a se reunir com representantes do grupo de pais e professores, além de representantes da Assocepim, para comunicar o encaminhamento anunciado pelo Executivo. A orientação é para que os profissionais se encaminhem aos seus locais de trabalho na segunda-feira para o reinício das aulas. A recomendação é para que as entidades que assumirem a gestão das escolas, selecionadas por meio de chamamento público, considerem o vínculo dos atuais professores com os alunos, desde que tenham a formação exigida por lei e tenham seu trabalho aprovado pela comunidade escolar.

Em nota divulgada hoje no site da Prefeitura, o governo explica que instaurou sindicância para apurar a gestão compartilhada de dez escolas de educação infantil entre o município e as entidades Assocepim e o Instituto Anjos e Marmanjos, com base em denúncias recebidas em janeiro. Por indicação da sindicância, que apurou irregularidades, segundo o texto, houve a decisão de não renovar um contrato e de rescindir um que encerraria em outubro.

O presidente da Comissão de Educação, Alexandre Gonçalves (PPS), avaliou como positiva a resposta do governo às reivindicações de pais e professores, uma vez que contempla, segundo ele, tanto a preocupação com as crianças quanto a situação dos profissionais. Alexandre comunicou que os parlamentares estarão nas escolas na próxima segunda-feira para acompanhar o reinício das aulas.

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.