Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (25/7), a criação do Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, a ser comemorado anualmente em 28 de abril. Além de incluir a data no calendário oficial do município, o projeto de lei 28/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD), institui o Abril Verde, mês voltado à prevenção, combate e conscientização sobre o tema.

Segundo o autor do projeto, a ideia é conscientizar os trabalhadores canoenses públicos e privados sobre as questões que envolvem os acidentes e doenças no ambiente de trabalho. "O nosso país se situa dentre aqueles que mais mutilam, adoecem e matam os seus trabalhadores, em números que se aproximam a estatísticas de guerra. Segundo dados da Previdência Social, o Brasil registra, em média, mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, desde, pelo menos, o ano de 2010. A lei brasileira é suficientemente rigorosa para evitar acidentes, mas não é cumprida”, afirma.

O vereador destaca ainda que o setor da construção civil é um dos maiores responsáveis pelo grande número de acidentes de trabalho no país. "Um mês para buscar a prevenção e conscientização das empresas e dos funcionários é um começo na busca pela defesa da vida. O Abril Verde buscará, através de palestras e campanhas, reduzir esses números assustadores de mortes que poderiam ser evitadas”, argumenta Patricio.  

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.