Requerimento 66/2017, de autoria da Bancada do PT. Moção pela recuperação das perdas da Lei Kandir.

Requerimento 67/2017, de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). Solicita que seja concedido espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para homenagear os 25 anos do Grupo Kabana.

Requerimento 69/2017, de autoria do vereador Juares Hoy (PTB), subscrito pelos demais parlamentares. Solicita espaço no Grande Expediente do dia 25 de maio para prestigiar o lançamento do Programa "Prefeitura mais Perto", da Prefeitura Municipal. Solicita também a mudança de sede, nesta data, para a Escola Thiago Würth, local de realização do Programa.

INDICAÇÕES

Indicação 298/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Jaguari, em frente ao nº 140, bairro Mathias Velho.

Indicação 299/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a troca do poste de iluminação que está quebrado na Rua Jaguari, em frente ao nº 70, bairro Mathias Velho.

Indicação 300/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Jaguari, em frente ao nº  170, bairro Mathias Velho.

Indicação 301/2017, de autoria do vereador Cezar Mossini (PMDB). Solicita à Prefeitura Municipal de Porto Alegre análise para retirada dos pardais instalados na Avenida da Legalidade e da Democracia, nos dois sentidos, próximo à Estação São Pedro (Trensurb).

Indicação 302/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua da Portuguesa, em frente ao nº 244, no Loteamento Portugal, bairro Olaria.

Indicação 303/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 672, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 304/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Ernesto da Silva Rocha, em frente ao nº 1404, bairro Estância Velha.

Indicação 305/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Irani Bertelli, em frente aos números 65 e 327, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 306/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 224, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 307/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Monte Castelo, em frente aos números 651, 664 e 974, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 308/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 631, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 309/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido ao mesmo estar em péssimas condições de conservação, localizado na Rua Tereza Alexandre Souza, em frente ao nº 114, na esquina da Rua Alberto Rodrigues de Oliveira, bairro Olaria.

Indicação 310/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 591, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 311/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido ao mesmo estar em péssimas condições de conservação, na Rua Alexandre de Gusmão, em frente ao nº 1400, bairro Estância Velha.

Indicação 312/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 541, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 313/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 783, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 314/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 455, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 315/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Terezinha, em frente ao nº 597, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 316/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido ao mesmo estar em péssimas condições de conservação, na Rua São Joaquim, em frente ao nº 538, bairro Estância Velha.

Indicação 317/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado na Rua Santa Maria, em frente ao nº 531, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 318/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita que a Corsan realize o conserto de um vazamento no asfalto na Rua São Nicolau, quadra 5, lote 15, bairro Estância Velha.

Indicação 319/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Gildo de Freitas, em frente ao nº 1661, bairro Olaria.

Indicação 320/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Gildo de Freitas, em frente ao nº 1659, bairro Olaria.

Indicação 321/2017, de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). Solicita à RGE Sul a poda de árvores na Rua Caramuru, em frente à Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita.

Indicação 322/2017, de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). Solicita à Sogal o cumprimento de horários de circulação de ônibus na Av. 17 de Abril, no horário da noite, no bairro Guajuviras, respeitando os trajetos e paradas.

Indicação 323/2017, de autoria do vereador Gilson Oliveira (PP). Solicita à Corsan o conserto do vazamento na caixa d’água localizada na Rua Clóvis Bevilaqua, bairro Harmonia.

Indicação 324/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita estudo de viabilidade técnica para instalação de rede de telefonia fixa e internet na Rua Zulmiro Gomes da Silva nº 338, no Condomínio Saint Moritz, bairro Olaria.

Indicação 325/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul o conserto da calçada na Rua São Luiz, em frente ao nº 225, Centro.

Indicação 326/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Remanso, em frente ao nº 120, bairro Estância Velha.

Indicação 327/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a troca do poste de iluminação de madeira para um poste de concreto na Rua Vacaria esquina com a Avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Indicação 328/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Remanso, em frente ao nº 103, bairro Estância Velha.

Indicação 329/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita que a Corsan refaça a calçada e o asfalto quebrado na Rua José Antônio Luchese Gusmão nº 1659, bairro São José.

Indicação 330/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita que a Corsan realize análise técnica e que tome providências referentes à falta de água na Rua Alberto Bins, próximo ao nº 540, bairro Niterói. 

 

PRONUNCIAMENTOS

CRISE – A crise política brasileira, agravada com a delação dos executivos da empresa JBS, divulgada ontem, foi o principal tema dos pronunciamentos dos vereadores na sessão desta quinta-feira (18). O vereador Gilson Oliveira (PP) afirmou que os últimos acontecimentos "mostram com clareza a máfia que tem governado a nação brasileira". Segundo ele, a Operação Lava-Jato tem sido responsável pela maior reforma política registrada no país. O parlamentar manifestou ainda preocupação com o futuro e com a forma como essa parte da história será contada às futuras gerações.

O vereador José Carlos Patricio (PSD) classificou como lamentável a situação envolvendo a Presidência da República e o Congresso Nacional: "Eles menosprezam o povo e envergonham os políticos sérios que se mobilizam por melhorias nas cidades". Defendeu que o momento deve ser utilizado para refletir sobre o voto e a importância de eleger pessoas com uma história séria e que façam a diferença.

Aloisio Bamberg (PCdoB) criticou a manipulação da mídia que, segundo ele, apontava a esquerda brasileira como o problema do país. "Injustamente, todos de esquerda foram colocados no mesmo saco", disse. O vereador enfatizou que "a roubalheira vem ocorrendo há décadas e que os políticos corruptos estão caindo um a um".

O presidente da Câmara, vereador Juares Hoy (PTB), ressaltou que a política brasileira vem tomando novos caminhos e se manifestou a favor da punição a todos os corruptos, independentemente do partido. "O Brasil está sendo passado a limpo", ponderou. Cris Moraes (PV) lamentou que os políticos estejam sendo taxados, de forma geral, como corruptos e sem ética. Defendeu que a política é a ferramenta capaz de transformar o país e o mundo.

Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT) manifestou o sentimento de tristeza com os últimos acontecimentos envolvendo o governo federal e disse que os atuais vereadores estão tendo a oportunidade de participar do momento histórico e do processo de mudança. "Não podemos defender corporativismo, partido político ou criminosos. Lugar de bandido é na cadeia", enfatizou. Paulinho de Odé (PT) reforçou a ideia de que, independentemente de agremiação política, os corruptos devem pagar por seus crimes.

A mobilização por eleição direta, em caso de saída do presidente Michel Temer, foi defendida pelo vereador Alexandre Gonçalves (PPS). O parlamentar comentou a saída de Roberto Freire, de seu partido, do governo e argumentou que a eleição indireta não contemplaria os anseios do povo brasileiro. O vereador Emilio Neto (PT) destacou a consistência da delação da JBS pela presença de gravações de áudios e vídeos:"Uma coisa é ter prova contundente, outra é a delação vazia".

DEBATE – Canhoto (SD) afirmou que os vereadores devem focar nos debates municipais, fazendo referência a acusações de possíveis irregularidades cometidas no governo anterior em Canoas. Destacou que os vereadores devem cumprir sua função de fiscalizar os atos do Executivo. Canhoto também estimulou os colegas a se candidatarem nas eleições de 2018 para que o município tenha representantes na Câmara dos Deputados.

PARDAIS – O vereador Cezar Mossini (PMDB) comentou a Indicação 301/2017, de sua autoria, que solicita à Prefeitura Municipal de Porto Alegre análise para retirada dos pardais instalados na Avenida da Legalidade e da Democracia, nos dois sentidos, próximo à Estação São Pedro (Trensurb). Segundo ele, os equipamentos, além de não estarem cumprindo a sua função de auxiliar o trânsito, acabam atrapalhando, pois provocam congestionamentos.

PARQUE – O vereador Paulinho de Odé (PT) sugeriu a retomada da ideia de realizar Grande Expediente para esclarecer questões relacionadas ao Parque da Paz. Para ele, o ideal seria contar com a presença do ex-prefeito Jairo Jorge, uma vez que os números da administração anterior diferem dos apresentados em denúncias envolvendo a obra. Odé também abordou os crimes cometidos contra a população LGBT. Lembrou que são de sua autoria os projetos de lei que deram origem ao Dia Municipal de Combate à Homofobia e o Dia da Igualdade Racial em Canoas.

PREVIDÊNCIA – Presidente da Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública, o vereador Ivo Fiorotti (PT) comentou a realização da primeira audiência externa, na noite de quarta-feira (17), no Colégio Tereza Francescutti, no bairro Mathias Velho. Na ocasião, ele e o vereador Aloisio Bamberg (PCdoB), membro da comissão, conversaram com os líderes e vice-líderes de 11 turmas. A agenda seguirá no decorrer dos meses de maio e junho, com a realização de audiências em escolas e faculdades, sempre às quartas-feiras.

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.