A Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública realizou, na noite desta quarta-feira (17/5), no Colégio Tereza Francescutti, no bairro Mathias Velho, a primeira audiência externa para debater com a comunidade canoense a proposta de reforma previdenciária apresentada pelo governo federal. Na ocasião, o presidente da comissão, vereador Ivo Fiorotti (PT), e o vereador Aloisio Bamberg (PCdoB), membro, conversaram com os líderes e vice-líderes de 11 turmas.

Os parlamentares explicaram o que motivou a mobilização na Câmara Municipal e apresentaram a Moção em Defesa da Previdência Pública, aprovada pelo Legislativo. Durante a conversa, Fiorotti apresentou cada item proposto na reforma, com um comparativo entre a regra atual e as mudanças propostas. "A reforma visa reduzir direitos, pois o governo quer manter um programa mínimo e entregar esta fatia para o mercado financeiro", criticou.

Para o vereador Bamberg, o governo pretende acabar com os direitos dos trabalhadores. "Com essa ação perversa, o atual governo quer jogar na lata do lixo os direitos que tínhamos desde a Era Vargas. Não podemos nos calar enquanto homens públicos", enfatizou.

Os vereadores salientaram que o pequeno recuo conquistado em itens da reforma ocorreu em função da mobilização social. Com isso, defenderam a continuidade da mobilização, lembrando que o envio de e-mails para os deputados e senadores é uma forma de pressão. Depois da audiência, os representantes das turmas comunicaram que levariam o tema aos demais colegas, o que abrange aproximadamente 400 alunos.

A agenda da comissão seguirá no decorrer dos meses de maio e junho, com a realização de audiências em escolas e faculdades.

 

 

Com informações da Assessoria do Gabinete do Vereador Ivo Fiorotti – Jornalista Daniele Brito

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.