Requerimento 56/2017, de autoria do vereador Cezar Mossini (PMDB). Solicita espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para explanação do presidente da Associação Beneficente de Canoas, Sr. Luís Antônio Possebon, sobre a administração 2017 do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Requerimento 58/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para explanação do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e Diretoria da Pessoa Idosa, na pessoa da presidente Mirna Pedroso e do diretor Pedro Sabino de Freitas, tendo como pauta a Prevenção da Violência contra Pessoa Idosa.

Requerimento 60/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita espaço no Grande Expediente do dia 25 de maio para homenagear a Escola Estadual Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva pela passagem dos seus 50 anos.

Requerimento 64/2017, de autoria do vereador César Augusto (PRB). Solicita espaço no Grande Expediente de 23 de maio para homenagear as Óticas Vênus pela passagem dos seus 50 anos, a serem comemorados no dia 17 deste mesmo mês.

Requerimento 65/2017, de autoria da Comissão de Saúde. Solicita espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para que compareça a esta Casa representantes da empresa GAMP, a fim de explanar sobre a questão da saúde no Município.

INDICAÇÕES

Indicação 266/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à Corsan o conserto do encanamento em via pública, na Rua Anchieta esquina com a Lajeado, bairro Niterói.

Indicação 267/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à Corsan o conserto do encanamento em via pública, na Rua Tamoio, em frente ao nº 610, bairro Niterói.

Indicação 268/2017, de autoria do vereador Betinho (PTB). Solicita à Corsan o conserto do vazamento de água localizado na Rua Cesar Lates, em frente ao nº 205, Centro.

Indicação 269/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à Corsan o conserto do encanamento em via pública, na Rua Minas Gerais com a Rua Lajeado, em frente ao nº 449, bairro Niterói.

Indicação 270/2017, de autoria do vereador Marcio Freitas (PDT). Solicita a colocação de postes de luz para a iluminação pública na travessa do Plano Diretor que tem início na Rua Alcides Sabedot e final na Rua Olavo Fernandes, bairro Estância Velha.

Indicação 271/2017, de autoria do vereador Marcio Freitas (PDT). Solicita à RGE Sul a troca de postes de luz na Rua São Nicolau 734 e 750.

Indicação 272/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a RGE Sul realize a manutenção da iluminação na estação da Trensurb (Canoas), Centro.

Indicação 273/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita à Corsan o conserto do cano quebrado no asfalto localizado na Travessa Iguaçu, em frente ao nº 188, bairro Rio Branco.

Indicação 274/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido o mesmo estar em péssimas condições de conservação, localizado na Av. Santos Ferreira, próximo ao nº 4448, bairro Marechal Rondon.

Indicação 275/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido o mesmo estar em péssimas condições de conservação, na esquina da Rua Alberto Rodrigues de Oliveira com a Rua Jutaí A. M. Pasquali, em frente ao nº 130, bairro Olaria.

Indicação 276/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido o mesmo estar em péssimas condições de conservação, localizado na Rua D, Planalto Canoense, em frente ao nº 344, bairro Olaria.

Indicação 277/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira, devido o mesmo estar em péssimas condições de conservação, localizado na Rua Oliveira Viana, esquina com a Rua João Nicolau, bairro Fátima.

Indicação 278/2017, de autoria do vereador Marcio Freitas (PDT). Solicita a troca de postes de luz em frente ao n° 40 na Travessa 1 e Travessa 2 e n° 32 na Rua São Nicolau, bairro Estância Velha.

Indicação 279/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita a troca de poste de madeira que está caindo na Rua Dois, em frente ao nº 32, esquina com a Travessa Dois, bairro Estância Velha.

Indicação 280/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita ao 15° BPM o patrulhamento intensivo e rondas no entorno da Rua Recife, próximo ao nº 142, bairro Mathias Velho.

Indicação 281/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita à Corsan o conserto de um vazamento no asfalto na Rua Camélias, bairro Igara.

Indicação 283/2017, de autoria do vereador Sargento Santana (PTB). Solicita à Oi Telefonia a manutenção nos fios de telefonia instalados na Rua Pirapó nº 569, bairro Igara.

Indicação 284/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à Corsan o conserto do encanamento em via pública, na Rua São Gabriel, em frente ao nº 69, bairro Mathias Velho.

Indicação 285/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à Corsan o conserto do encanamento em via pública, entre a Av. Rio Grande do Sul e a Rua São Salvador, bairro Mathias Velho.

Indicação 286/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita providências à ECT referente à fiscalização sobre retorno de correspondência em relação a não existência do número indicado.

 

PRONUNCIAMENTOS

SAÚDE I – Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Alexandre Gonçalves (PPS) relatou reunião realizada nesta quinta-feira (11) na Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC). O parlamentar parabenizou a equipe da entidade. Segundo ele, o encontro integra a agenda de visitas da Comissão, que já realizou reuniões nos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças.

SAÚDE II – Cezar Mossini (PMDB) comentou a situação de pacientes em hemodiálise em Canoas. Segundo ele, chegou ao seu conhecimento que a clínica que realiza o tratamento encaminha os exames para que sejam realizados no laboratório do Hospital de Pronto Socorro. Há também reclamações sobre atraso na liberação do resultado dos exames feitos pelos 140 pacientes. Mossini enfatizou que a situação acontece há quatro anos e é fruto de um arranjo feito pelo governo anterior, "que desviou a função do HPS, instituição que deveria atender apenas casos de urgência e emergência". Salientou que a situação deve ser resolvida, mas sem que haja prejuízo a esses pacientes, "que estão amparados por lei e não podem ser penalizados por um erro contratual".

PESAR – O vereador Linck (PMDB) comentou a morte dos médicos Julio Cesar Pereira de Souza e Vicente Palombini, nesta quinta-feira (11). O parlamentar propôs um minuto de silêncio, que foi acatado pelo Plenário. O vereador Marcus Vinicius Machado – Quinho (PDT) lembrou que Julio Pereira tinha uma história dentro do PDT e que concorreu pelo partido. "Fica aqui o reconhecimento da nossa bancada à qualidade dele como cidadão, médico e pai de família", afirmou.

VIATURA – O presidente da Câmara, Juares Hoy (PTB), manifestou-se sobre a abertura de licitação pela Prefeitura de Canoas para aquisição de 35 viaturas, que serão destinadas à Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Guarda Municipal. Afirmou que nenhum veículo foi adquirido nos oito anos da administração anterior. Juares também falou sobre o programa Acerto Fácil, que propõe benefícios na quitação de créditos provenientes de IPTU, ISSQN e outros, inscritos em dívida ativa, em fase administrativa ou judicial. Ele destacou a importância da iniciativa para incrementar a receita do município.

DEPOIMENTO I – Emilio Neto (PT) comentou o depoimento prestado pelo ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro. O vereador disse ter ficado impressionado com a capacidade de Lula e destacou que as pesquisas têm apontado o petista na liderança na disputa presidencial para 2018. Emilio criticou a atuação de Moro na condução do processo, observando que a condução coercitiva é um instituto jurídico utilizado apenas para pessoas que se negam a comparecer à Justiça. Segundo ele, existe uma perseguição a Lula e as notícias precisam ser acompanhadas com um olhar crítico, pois há uma demonização da classe política incentivada pela mídia.

DEPOIMENTO II – O presidente da Câmara também se manifestou sobre o assunto. Juares Hoy (PTB) defendeu que existem provas incontestáveis para a condenação de Lula e afirmou que o ex-presidente promoveu um teatro ao prestar depoimento. O vereador Quinho (PDT) salientou que existem situações em que é mais importante observar a questão moral, referindo-se à informação de que o ex-presidente Lula visitou o apartamento tríplex no Guarujá na companhia do presidente da empreiteira OAS. Para ele, a situação extrapola os limites políticos e não pode ser defendida. "A nossa responsabilidade é com a sociedade", enfatizou.

LEI KANDIR – Quinho (PDT) se pronunciou sobre a petição pública pela regulamentação das compensações da Lei Kandir, disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado. Segundo as informações, com a regulamentação da Lei, o RS poderá receber, a cada ano, aproximadamente R$ 3,9 bilhões, sendo que 25% desse valor irá diretamente para os municípios. As assinaturas serão encaminhadas à comissão especial da Câmara dos Deputados que analisará propostas que modificam a Lei Kandir. O vereador defendeu uma mobilização para obter assinaturas à petição como forma de contribuir para amenizar as dificuldades do Estado.

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.