INDICAÇÕES

Indicação 254/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita à Corsan o conserto de um vazamento no asfalto na Rua Tupi, em frente ao nº 681, bairro Igara.

Indicação 255/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita à RGE Sul a substituição de poste de madeira em péssimas condições de conservação na Rua Santa Maria, em frente ao nº 192, esquina com a Rua Humaitá, bairro Nossa Senhora das Graças.

Indicação 256/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste de madeira que está caindo na Rua São Nicolau, em frente ao nº 727, bairro Estância Velha.

Indicação 257/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste de madeira que está caindo na Rua Fernando Pessoa, Quadra 10, nº 24, bairro Estância Velha.

Indicação 258/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste de madeira que está caindo Rua Fernando Ferrari, em frente à Rua Campos Salles, bairro Niterói.

Indicação 259/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE a troca de poste de madeira que está caindo em frente à escola Irmão Pedro, na Rua Dr. Olavo Fernandes esquina com Av. Santos Ferreira, bairro Estância Velha.

Indicação 260/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste de madeira que está caindo na Travessa Dois esquina com Rua São Nicolau, bairro Estância Velha.

Indicação 261/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste de madeira que está caindo na Rua Dois, em frente ao nº 22, esquina com Rua Júlio Pereira de Souza, bairro Estância Velha.

Indicação 262/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul a troca de poste que está caindo na Rua Jabuticabeira nº 201, bairro Estancia Velha.

Indicação 263/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita à RGE Sul o conserto de poste que está caindo na Rua São Nicolau, em frente ao nº 1376, bairro Estancia Velha.

Indicação 264/2017, de autoria da vereadora Maria Eunice (PT). Solicita que o 15º BPM realize patrulhamento ostensivo e intensifique as rondas nas Ruas Dr. Alfredo Ângelo Filho, Rua das Camélias e Av. Dona Rosalina, bairro Igara.

Indicação 265/2017, de autoria da vereadora Maria Eunice (PT).  Solicita que o 15º BPM realize patrulhamento ostensivo nos horários de entrada e saída da EE Clotilde Batista, localizada na Rua Cel. Camisão nº 415, bairro Harmonia, e rondas periódicas durante o dia.

 

PRONUNCIAMENTOS

GOVERNO – O vereador Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT) relatou encontro com o prefeito Luiz Carlos Busato, onde foi relatada a redução do represamento de atendimentos na área da saúde, e comentou a falta de vagas na educação infantil, o que obriga o município a comprar vagas em instituições particulares. Quinho enfatizou que as duas áreas necessitam de tempo para a resolução dos problemas e afirmou que o atual governo está trabalhando com um planejamento de médio e longo prazo, sem tentar agradar pequenos segmentos e sem fomentar o assistencialismo. Segundo ele, a ação com planejamento para o emprego do dinheiro público será uma das principais contribuições da atual gestão.

EDUCAÇÃO – O vereador José Carlos Patricio (PSD) elogiou a atuação do secretário municipal de Educação, José de Jesus D'Ávila. Salientou que o desafio é grande nessa área, citando a defasagem nas vagas da educação infantil. Patricio lembrou a trajetória do secretário, que foi da EMEF Professor Thiago Wurth, no bairro Mathias Velho, e afirmou que ele necessita de tempo para conseguir resolver os principais problemas da educação no município.

TRÂNSITO – A conscientização no trânsito promovida pela campanha Maio Amarelo foi tema da fala do vereador Linck (PMDB). O parlamentar citou o impacto das ações e a redução no número de mortes e feridos em acidentes de trânsito nos últimos anos. Linck defendeu uma maior educação de parte dos condutores, observando que, por ano, mais de 150 mil novas habilitações são expedidas no Estado.

TRÂNSITO II – Aloisio Bamberg (PCdoB) destacou a importância das ações de conscientização no trânsito, mas avaliou que elas não conseguem obter resultados sozinhas. O vereador defendeu que as pessoas ainda "precisam sentir os efeitos no bolso" para respeitar as leis, citando a eficácia dos equipamentos de fiscalização eletrônica. 

ALAGAMENTOS – O vereador Eric Douglas (PTB) elogiou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Obras para conter os alagamentos no bairro Mathias Velho. O parlamentar defendeu a importância da união e da presença dos vereadores no trabalho de fiscalização junto à comunidade. 

ANIMAL – O vereador Cris Moraes (PV) se manifestou a respeito de reclamações envolvendo o Centro de Bem-Estar Animal. Segundo ele, trata-se de questões pontuais relacionadas a problemas difíceis de resolver diante da grande demanda de serviço e que não tem a ver com vontade política. Destacou a importância da participação da sociedade nesse processo. O parlamentar também comentou o que classificou como "mau exemplo" dado pelo governo de Porto Alegre, que havia decidido eutanasiar 300 cães com suspeita de leishmaniose. Segundo ele, a decisão havia sido tomada com base em exames superficiais. Diante da mobilização dos protetores de animais, a administração recuou.

BOMBEIROS – Os integrantes da comissão especial criada para estudar a viabilidade de reabertura da unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho deverão visitar Igrejinha nos próximos dias para conhecer a experiência adotada no município. A informação foi dada pelo relator da comissão, vereador José Carlos Patricio (PSD). Presidente da comissão, o vereador Sargento Santana (PTB) explicou que existe problema de efetivo de bombeiros militares em Canoas e que outras cidades contam também com bombeiros civis e voluntários. Ele explicou que a ideia é visitar outras cidades gaúchas para estudar qual modelo se adaptaria melhor ao perfil de Canoas. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10