Requerimento 48/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Votos de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Uamca, José Alvarez Rocha, ocorrido no dia 20 de abril.

INDICAÇÕES

Indicação 238/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira para poste de concreto na Rua Vacaria, entre Av. Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Indicação 239/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de luz localizado na Rua Curitiba, em frente ao nº 3588, bairro Mathias Velho.

Indicação 240/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita às empresas telefônicas a substituição do poste localizado em via pública, na Rua Vacaria esquina com a Av. Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho.

Indicação 241/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita ao 15º BPM o patrulhamento intensivo e a realização de rondas nas imediações da Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Charlier, na Avenida José Maia Filho nº 1400, bairro Harmonia.

Indicação 242/2017, de autoria do vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). Solicita a substituição de poste de madeira, devido o mesmo estar em péssimas condições de conservação, localizado na Rua Tereza Alexandre Souza, entre os nºs 114 e 127, bairro Olaria.

Indicação 243/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a troca do poste de iluminação que está no meio da rua para a calçada, em frente ao nº 53, na Rua Rosacruz, bairro Olaria.

Indicação 244/2017, de autoria do vereador Dario da Silveira (PDT). Solicita à Trensurb a eficientização das lâmpadas do abrigo de ônibus anexo à Estação La Salle/Canoas, situada na Rua Guilherme Schell, próximo ao nº 5888, Centro.

Indicação 245/2017, de autoria do vereador Dario da Silveira (PDT). Solicita que sejam tomadas as devidas providências para a poda de árvores na Rua Rio Negro nº 41, bairro Igara.

Indicação 246/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de madeira localizado em via pública, na Rua Nebraska, em frente ao nº 86, Loteamento Central Park (Mato Grande).

Indicação 247/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à RGE Sul a substituição do poste localizado em via pública, na Rua Joaquim Caetano, em frente ao nº 554, bairro Fátima.

Indicação 248/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita que a RGE Sul realize estudo de viabilidade e execução para colocação de quatro postes de iluminação em via pública, na Rua Felipe de Noronha, em direção a Av. Farroupilha, bairro Marechal Rondon.

 

PRONUNCIAMENTOS

GREVE – O vereador Ivo Fiorotti (PT) destacou que era a véspera de um dia importante para o futuro do país, referindo-se à greve geral convocada para sexta-feira (28/4). O parlamentar afirmou que as manifestações e paralisações previstas para a data são uma resposta à perda de conquistas históricas dos trabalhadores promovida pelo governo federal. "O dia de amanhã surge como uma grande contestação da cidadania brasileira contra todo esse descalabro", ponderou.

PREVIDÊNCIA – Fiorotti também comentou reunião da Comissão Especial em Defesa da Previdência Pública, da qual é presidente. Segundo ele, a partir de 17 de maio, todas as quartas-feiras, está programada a participação do grupo em debates em escolas. Também está sendo organizado debate para o dia 31, com a presença de técnicos a favor e contra a reforma previdenciária.

HU – O vereador Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT) relatou visita da Comissão de Saúde da Câmara ao Hospital Universitário (HU), na manhã desta quinta-feira, quando houve reunião com representantes do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) sobre a metodologia adotada, trabalho prestado, dificuldades e deficiências que se apresentam no dia a dia do atendimento. Segundo ele, a comissão fará o acompanhamento das ações. Quinho disse ainda que, durante a reunião, ficou evidenciada a boa vontade de corrigir o que está errado.

MANIFESTAÇÕES – O movimento nacional previsto para sexta-feira também foi tema da fala do vereador Quinho. Ele salientou que as manifestações irão englobar uma série de temas e que muitas empresas estão anunciando a paralisação das atividades não por adesão ao movimento, mas por segurança. No que diz respeito às mudanças na legislação trabalhista, ressaltou que não se pode abrir mão de direitos dos trabalhadores, mas defendeu a necessidade de atualização da lei vigente.

SEGURANÇA – O vereador Emilio Neto (PT) comentou projeto de lei apresentado pelo vereador Sargento Santana (PTB), que trata de convênio na área da segurança. Membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Emilio elogiou a proposição, salientando, porém, que a iniciativa caberia apenas ao Poder Executivo. Com o parecer favorável da CCJ à tramitação do projeto, o parlamentar destacou que o intuito é provocar o debate político sobre o tema. Lembrou ainda que uma possível sanção do prefeito terminaria com o vício de origem do texto. O vereador Santana agradeceu pelo reconhecimento ao projeto e enfatizou a importância da segurança pública nos dias atuais.

SEGURANÇA II – O presidente da Câmara, vereador Juares Hoy (PTB), falou sobre reuniões realizadas com o secretário municipal de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que trataram de temas como o pagamento de horas extras a policiais, situação dos prédios das delegacias e necessidade de estagiários para a DPPA. Comentou também a licitação para a aquisição de 35 viaturas.

ALAGAMENTOS – O vereador Cezar Mossini (PMDB) parabenizou o prefeito Luiz Carlos Busato pela equipe de governo formada, citando a atuação no combate aos alagamentos diante da chuva registrada esta semana. Enfatizou que o problema dos alagamentos, que atingem principalmente o bairro Mathias Velho, tem recebido atenção especial da atual administração. Mossini também relatou reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Fernando Ritter, sobre a situação da saúde em Canoas. O parlamentar elogiou ainda o governador Ivo Sartori "pelo trabalho responsável, competente, abnegado e sério" que vem realizando. "Nenhum governante quer parcelar salários. A situação é fruto de uma irresponsabilidade fiscal enorme que se arrastou, mas que o governador está enfrentando", ponderou. 

ÁGUA – Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), o vereador Aloisio Bamberg (PCdoB) comunicou que a entidade aceitou alterar um encaminhamento que envolvia o direito de uso da água nos municípios que integram a Bacia. Segundo ele, os pequenos produtores precisariam se readequar e arcar com o custo da outorga, que chegaria a R$ 9 mil. "Conseguimos inverter essa realidade para que esses pequenos produtores possam estar cadastrados, mas com a isenção devida. Foi uma grande vitória que obtivemos, na tarde de hoje, para que eles continuem produzindo", alertou.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10