Projeto de lei que reconhece o Fórum Inter-Religioso de Canoas como entidade cuja finalidade é prestar assistência espiritual e litúrgica-celebrativa a eventos oficiais e não oficiais no município de Canoas foi aprovado na sessão de quinta-feira (27/4). O PL 23/2017, de autoria do vereador Betinho do Cartório (PTB), estabelece que o FIRC, como passa a ser denominado, não terá qualquer vinculação jurídica, religiosa ou de qualquer espécie com entidades públicas ou privadas.

O texto relaciona os princípios que devem nortear o trabalho dos integrantes do Fórum: respeito a todas as religiões sem preconceito; conhecer, aprender e respeitar a diversidade religiosa e seus fundamentos; não discriminar ou tecer comentários maldosos/desabonadores, que denigram a religião, queira de qualquer membro do Fórum ou de qualquer religião; participar, divulgar e fazer-se presente em ações de diálogos inter-religiosos, eventos, oficiais ou não, seminários e movimentos de orientação; criar ações para ampliação do diálogo, com encontros, fórum de entendimento e diálogo inter-religioso, trabalho dentro de hospitais, casas de detenção, casas de passagem, ONGs e escolas. 

Segundo o projeto, a definição do grupo deverá ter aprovação e ciência de no mínimo dois terços dos seus membros. Cada religião terá um representante e um suplente formalmente indicados. A proposição foi aprovada com uma emenda apresentada em conjunto por Betinho e pelos vereadores Ivo Fiorotti e Paulinho de Odé, ambos da bancada do PT. A emenda acrescenta a alínea i ao art. 5º, estabelecendo que o Fórum será regrado e terá sua administração estabelecida em Regimento Interno a ser elaborado por seus membros. 

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.