Requerimento 42/2017, de autoria dos vereadores Juares Hoy (PTB) e Sargento Santana (PTB). Solicitam espaço do Grande Expediente do dia 20 de abril para prestar homenagem pela passagem do Dia do Policial, comemorado em 21 de abril.

 

INDICAÇÕES

Indicação 163/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita que o 15° BPM (Batalhão de Polícia Militar) intensifique o patrulhamento ostensivo e preventivo e as rondas no entorno do Colégio Estadual Tereza Francescutti, localizado na Av. Rio Grande do Sul nº 3430, no bairro Mathias Velho.

Indicação 164/2017, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita ao Banrisul que sejam abertos horários para o funcionamento dos caixas eletrônicos nos finais de semana na agência localizada na Av. Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho.

Indicação 165/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a empresa RGE Sul realize a troca de poste de madeira localizado na Quadra O, Setor 06, Bloco 13, no bairro Guajuviras.

Indicação 166/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita à RGE Sul a substituição do poste de luz localizado na Rua Gildo de Freitas esquina com a Rua Zulmiro Gomes da Silva, em frente ao número 50, no bairro Olaria.

Indicação 167/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a empresa RGE Sul realize a troca de poste de madeira localizado na Quadra D, Setor 05, em frente à casa 17, no bairro Guajuviras.

Indicação 168/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a empresa RGE Sul realize a troca de poste de madeira localizado na Quadra O, Setor 06, Bloco 12, no bairro Guajuviras.

Indicação 169/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a empresa RGE Sul realize a troca de poste de madeira localizado na Rua Airton Senna, em frente ao número 122, Quadra HH, no bairro Guajuviras.

Indicação 170/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita que a empresa RGE Sul realize a troca de poste de madeira localizado na Quadra D, Setor 05, em frente à casa 15, no bairro Guajuviras.

Indicação 172/2017, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT). Solicita à RGE Sul a substituição dos fios e a colocação de separadores em um poste na Rua Negrinho Santos esquina com a Rua Zumbi, no bairro Harmonia.

Indicação 173/2017, de autoria do vereador Sargento Santana (PTB). Solicita que o 15° BPM (Batalhão de Polícia Militar) -  1ª Cia realize o patrulhamento intensivo e rondas no entorno da Rua David Canabarro, no Centro.

Indicação 174/2017, de autoria do vereador Sargento Santana (PTB). Solicita à Oi Telefonia a instalação de um telefone público (Orelhão) na Rua 12, próximo aos residenciais MQ3B e MQ3A, no bairro Guajuviras.

Indicação 175/2017, de autoria do vereador Sargento Santana (PTB). Solicita à Corsan o reparo na calçada da Rua Teófilo Otoni nº 646, no bairro São Luís.

Indicação 176/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita à RGE Sul que seja feita a substituição, com urgência, do poste de luz localizado na Rua Liberdade, em frente ao número 1578, no bairro Igara.

Indicação 177/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita à RGE Sul que seja feita a substituição, com urgência, do poste de luz localizado na Rua Liberdade, em frente ao número 1554, no bairro Igara.

Indicação 178/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB).  Solicita à RGE Sul que seja feita a substituição, com urgência, do poste de luz localizado na Rua Liberdade, em frente ao número 1608, no bairro Igara.

Indicação 179/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita ao 15° BPM (Batalhão de Polícia Militar) que seja realizado o patrulhamento intensivo e rondas no entorno da Avenida Inconfidência, próximo ao número 630, no Centro.

 

PRONUNCIAMENTOS

SAÚDE I – O vereador José Carlos Patricio (PSD) abordou os problemas relacionados aos serviços prestados pelo Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública – GAMP e comentou a vistoria realizada por integrantes do Sindicato Médico do RS (Simers) no Hospital de Pronto Socorro (HPS) na noite de sábado, quando flagraram pacientes saindo do local para comprar medicamentos que seriam aplicados pelos médicos. O parlamentar enfatizou que a empresa assumiu a gestão dos estabelecimentos de saúde há 150 dias, já tendo ultrapassado um período de transição que pudesse justificar algumas situações. Disse ainda que já apresentou pedidos de informações à Prefeitura sobre o GAMP, com base em inúmeras reclamações de pacientes e funcionários dos hospitais.

SAÚDE II – O vereador Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT) avaliou que o momento é crucial e exige um posicionamento forte dos vereadores e do Executivo em relação ao atendimento prestado pelo GAMP. Quinho sugeriu uma visita da Comissão de Saúde para acompanhar de perto a situação. Também falou sobre a reflexão proporcionada pelo Grande Expediente dedicado à conscientização sobre o autismo, promovido pelo vereador Alexandre Gonçalves (PPS).

SAÚDE III – Sobre a falta de medicamentos constatada no HPS, o vereador Cris Moraes (PV) afirmou que fez contato com o Executivo na noite da vistoria e que foi informado que a Secretaria da Saúde já estava organizando o envio de itens diante da deficiência demonstrada pelo GAMP. Marcio Freitas (PDT) ressaltou que o posicionamento da empresa demonstra falta de respeito com a população. Aloisio Bamberg (PCdoB) disse que o diretor médico do Hospital Universitário, Fernando Farias, solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara realize uma reunião na instituição. Destacou que o objetivo é melhorar a situação do HU, com o apoio do Legislativo.

COMISSÃO – Emilio Neto (PT) comentou o trabalho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do qual é membro, ao analisar os projetos de lei apresentados pelos vereadores. Segundo ele, há o entendimento no sentido de permitir que a tramitação das proposições avance para proporcionar o debate sobre os temas. Presidente da CCJ, o vereador Cezar Mossini (PMDB) acrescentou que o Plenário é soberano para contrariar o parecer da comissão. As falas ocorreram em resposta a uma manifestação do vereador Alexandre Gonçalves (PPS), durante a sessão, em que questionou a constitucionalidade de um projeto de lei que constava na pauta.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10